Seja Zen

14 dicas para você equilibrar a vida pessoal e profissional

Rotina agitada no trabalho, prazos atrasados, reuniões e mais reuniões, caixa de e-mail lotada, chefe no seu ouvido.

Em paralelo, filhos com problemas na escola, vida financeira apertadíssima, familiares com problemas de saúde e você sem tempo nenhum para pensar em tudo isso.

Você se encaixa em alguma dessas situações? As pessoas próximas a você se encaixam nessas situações?

Não seria novidade se você dissesse que SIM.

Hoje, grande parte da sociedade vive esse dilema: vida pessoal e profissional em caos.

E não podemos negar: um está sempre interferindo no outro. Uma hora você está no trabalho e precisa resolver os problemas de casa. Outra hora você está em casa resolvendo problemas do trabalho. As vezes, você está nos dois ambientes e não presta atenção em nada porque as redes sociais atrapalham.

Mas será que dá para separar o pessoal do profissional? Afinal, estamos certos em querer separar? São “vidas” diferentes?

Balancear a vida pessoal e profissional

Respondendo a “pergunta que não quer calar”:

NÃO! Não dá para separar vida pessoal da profissional, não somos duas pessoas diferentes.

É perda de tempo tentar separá-las completamente.

Você vai gastar muita energia, vai se frustrar e ficar pior do que está.

O segredo está no balanceamento dessas “vidas”. Saber lidar com o pessoal e o profissional é a chave para ter qualidade de vida e ser a sua melhor versão. O desenvolvimento pessoal tem como principal base, esses dois aspectos.

Mas, como todos nós sabemos, a rotina agitada, a obrigação de estar sempre conectado ao trabalho, ser uma pessoa dedicada, proativa, hiper produtiva e, ao mesmo tempo, ser um ótimo pai, ter uma vida financeira em dia, estar com o emocional equilibrado, a família em harmonia e a saúde decolando, é o que a sociedade vem exigindo atualmente.

E convenhamos, não dá para ser tudo isso ao mesmo tempo.
Pessoal e Profissional
Desafio atual: balancear a vida pessoal e profissional

Vão existir bons dias, aqueles em que você vai conseguir colocar cada caso em uma caixa diferente. Mas também irão existir aqueles dias em que nada vai dar certo, você vai “perder o controle” com os problemas de casa e do trabalho ao mesmo tempo.

E está tudo bem se isso acontecer!

O que você não pode deixar acontecer é deixar passar a oportunidade de aprender com esse processo.

Ter momentos de férias, tempo livre com a família, tempo para sair com os amigos e ficar um pouco sozinho, hoje em dia, tem se tornado cada vez mais difícil. E há vários fatores que interferem nisso, como o uso abusivo da tecnologia, por exemplo.

A falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode causar conflitos familiares, debilitar a saúde física e mental e dar espaço para a ansiedade, estresse, perda de produtividade e motivação, etc.

A seguir, trouxemos algumas dicas para você equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional

Segundo a Revista Exame, uma pesquisa realizada pela Robert Half revelou que há uma tendência nos profissionais atualmente: mesclar o tempo que dedicamos a vida pessoal com atividades profissionais.

Como gerenciar melhor esse tempo? Vamos lá!

  1. Organize sua agenda: Faça uma listas com suas prioridades. Defina suas obrigações, tanto da parte profissional quanto da pessoal. “Será que essa tarefa é tão importante quanto ir numa reunião de pais do meu filho?” Ou, será que essa “urgência familiar” é tão relevante para eu ficar me preocupando com ela no trabalho
  2. Planeje seus dias: Observe sua rotina e monte um plano. Isso vai ajudá-lo a evitar a procrastinação, evitando que isso interfira no tempo e energia dedicados as outras áreas.
  3. O que demorar menos de 3 minutos, faça imediatamente: Isso irá te ajudar a eliminar as tarefas mais rápidas para que possa se dedicar a outras mais complexas.
  4. Elimine as distrações: Tente se desligar das redes sociais pelo menos um período do seu dia (faça um DETOX). Evite o desperdício de tempo com coisas que não te farão crescer. Você também pode aproveitar o horário do retorno para casa, para se desconectar do trabalho. Esse tipo de detox irá te ajudar a chegar em casa mais preparado para o ambiente familiar, evitando desentendimentos.
  5. Valorize o contato pessoal: Aproveite os pequenos espaços livres e dê mais atenção as pessoas que estão próximas a você. Nas folgas, programe atividades que te faça entrar em contato com a natureza.
  6. Delegue tarefas ou divida tarefas maiores em pequenos pedaços: Se há algo que você pode delegar a outra pessoa, faça isso. Se não puder, pelo menos divida a tarefa em partes menores para facilitar a realização dela.
planejar suas atividades
Planejamento e organização são fundamentais para equilibrar a vida pessoal e profissional
E mais…
  1. Utilize a tecnologia a seu favor: Aproveite a tecnologia e faça ela trabalhar para você. Utilize alertas eletrônicos, cronogramas, e outras ferramentas online que podem te ajudar na execução dos seus afazeres.
  2. Aprenda a dizer NÃO: Coloque um limite para o seu cronograma de trabalho. Falar SIM o tempo todo pode causar insatisfação e angústia, te deixar sobrecarregado e com pouca energia para aproveitar as outras atividades da sua vida.
  3. Crie uma rotina que tenha pausas: Estabeleça horários para ir trabalhar, para sair do trabalho e até para o uso das redes sociais nos ambientes.
  4. Planeje eventos e atividades em família e com amigos: Fora do ambiente de trabalho, deixe marcado eventos em família. Isso irá te ajudar a compreender que esses são momentos que também devem ser respeitados na sua rotina.
  5. Tire um tempo para você: Nos tempos livres, faça exercícios físicos, pratique alguma meditação, dê atenção aos seus hobbies. É importante ter uma rotina de bem-estar e prazer fora do ambiente de trabalho.
  6. Reserve um momento para cada um dos ambientes: Quando estiver em casa e precisar fazer algo do trabalho, reserve um horário do seu dia para isso. Faça o mesmo no trabalho: reserve um horário para resolver questões pessoais, se necessário. Respeite esses tempos! Dica extra: Tente incluir essa rotina para as redes sociais também!
  7. Exercite o autoconhecimento: Realizar uma autoavaliação vai ajudá-lo a conhecer suas virtudes e entender os seus ciclos de atividade, tanto em casa quanto no trabalho.
  8. Proteja suas emoções: Os conflitos nos ambientes de trabalho ou em casa podem deixar o seu cotidiano pesado. Ao invés de tentar eliminar as emoções ou ser indiferente a elas, faça um esforço para compreender como elas se manifestam em você. Filtre os acontecimentos, as críticas e as reações agressivas.

Multitarefas e o uso da Tecnologia

As dicas acima são um resumo daquilo que você pode fazer para ter uma vida pessoal e profissional mais saudável, produtiva e focada.

É preciso parar de tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

Sandra Sgoutas-Emch, professora de psicologia da Universidade de San Diego revelou que o cérebro humano não foi projetado para fazer muitas tarefas ao mesmo tempo (multitarefas), e sim, para realizar uma tarefa por vez.  

O cérebro precisa de tempo para se concentrar e focar em uma próxima tarefa. Toda vez que trocamos de uma tarefa para outra, perdemos tempo de configuração e, consequentemente ficamos menos produtivos.

Em outras palavras, quando focamos em uma tarefa de cada vez, a nossa atenção fica mantida naquela atividade, permitindo que possamos realizá-la com mais eficiência e rapidez.

Por isso, como sugerimos nas dicas, fazer um Detox da tecnologia é importante, pois ajuda o nosso cérebro a manter uma sequência e a permanecer em foco.

uso abusivo da tecnologia
Uso abusivo da tecnologia nos ambientes

A quantidade de informações trazidas pela tecnologia é uma alimentação diária para nós. Os navegadores, as janelas, o e-mail, whatsapp, facebook, causam distrações e criam, cada vez mais, um ambiente ansioso.

Temos diminuído os tempos de interação com as pessoas e trocando isso por interações tecnológicas. Isso se mantém nas relações que estabelecemos com nossos filhos, parentes, amigos, cônjuges, chefes, etc.

Desse modo, é importante reservar momentos e não misturar as tarefas. Se acontecer, que seja de forma disciplinada e que não prejudique nenhum dos ambientes.

E o que é preciso para que esse equilíbrio seja contínuo?

Atenção Plena, motivação e repetição

O balanceamento entre a vida pessoal e profissional é o nosso desafio atual, sem dúvida. Mas qual é o segredo para que isso aconteça?

Você já ouviu falar em FLOW?

Flow é quando uma pessoa fica completamente envolvida e absorta em uma atividade que ela considera agradável para ela.

Sabe quando você faz algo que gosta e nem vê o tempo passar? Quando você está tão engajado naquilo, está completamente presente e não se preocupa com nada que esteja fora daquele ambiente? Isso é FLOW!

Foco e atenção plena são subsídios para alcançar o estado de FLOW

Viver experiências de Flow só são possíveis quando há presença, concentração e foco. Por isso é necessário colocar as dicas em prática! 

Você vai poder experimentar a vida de maneira mais saudável, grata e entusiasmada.

Mas, não se engane. Haverão momentos de dispersão! No entanto, quando você se esforça diariamente no balanceamento da vida pessoal e profissional, o seu cérebro fortalece o caminho desse novo hábito e, pouco a pouco, você vai acumulando momentos de Flow.

O que anteriormente era algo inédito, acaba se tornando uma experiência diária. Como resultado, a atenção plena começa a fazer parte do seu dia e você vai percebendo que, para vivenciá-la é preciso extrair o melhor de cada momento, com motivação e repetição.

Portanto, pergunte-se sempre: O que eu posso fazer para aproveitar melhor esse momento que estou vivendo? 

Essa é uma forma de valorizar a energia que você está gastando com aquela atividade!

Aproveitando o mundo atual

Como vimos, uma agenda lotada de compromissos e o tempo excessivo nas redes sociais são algumas das inúmeras dificuldades no balanceamento da vida pessoal e profissional. 

Atividades grudadas uma na outra, as mídias sociais te notificando o tempo inteiro, as horas extras que você acumula no trabalho e, consequentemente, a ausência nos compromissos familiares, vão te impedindo de ter uma boa rotina e qualidade de vida.

Por isso, coloque as dicas que disponibilizamos EM PRÁTICA!

É necessário coragem e esforço para superar os limites, sair da zona de conforto e se aproveitar disso para dar um passo a mais.

Esse é um estresse positivo! Busque ele, ao invés de evitá-lo!

Uma das coisas mais importantes no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é a quantidade de energia que você coloca em cada atividade para se manter focado, sem deixar que a vida pessoal atrapalhe a profissional e vice versa.

foco, energia e coragem
É necessário ter foco, energia e coragem

Em conclusão, administrar essa energia acaba sendo mais importante do que o tempo que você reserva em si.

Se você está envolvido naquela atividade, está presente e engajado, a produtividade é muito maior e, consequentemente, você irá dispender de menos tempo para cada uma.

Isso é o que chamamos de tempo de qualidade.

Dessa maneira, faça escolhas que harmonizem os dois lados e aproveite o caos do mundo atual para se desenvolver, adotar novos hábitos e melhorar a sua performance!

Amanda Sousa

Pedagoga e produtora de conteúdo. Apaixonada pela área da educação e por compartilhar conhecimentos.

Seja o primeiro a comentar

Siga-nos

Não se acanhe! Entre em contato!

Mais populares

Mais discutidos