10 lições para ajudar a ser promovido

Está de olho naquela promoção? Algumas dicas podem lhe ajudar a consegui-la. Nesse artigo listamos algumas dicas valiosas para conseguir chegar lá

  1. Entenda as funções do cargo que você quer ocupar: esse é o primeiro passo. Saber quais são as funções e habilidades que o novo cargo vai requerer de você é fundamental para direcionar as suas próximas atividades. Se você não souber o que é preciso para ser promovido e o que exatamente erá que fazer, talvez, signifique que você ainda não está pronto para assumir o cargo e pode até se queimar se receber a promoção.
  2. Seja pró-ativo: agora que você já sabe o que precisará fazer, seja pró-ativo e, ao invés de esperar seu chefe atribuir essas atividades para você, diga a ele que você quer começar a fazer uma dessas atividades. Comece com as coisas mais simples, , pois você está aumentando a quantidade de atividades do seu dia-a- dia. Você não pode se esquecer que precisa executar as suas funções anteriores.
  3. Tenha um mentor: tenha uma pessoa com mais experiência que você para te ajudar, preferencialmente, alguém que ocupe um cargo acima do seu. Pode ser seu chefe, uma pessoa de algum outro setor que você tem afinidade, até mesmo o chefe do seu chefe, se houver essa liberdade. Peça ajuda e você vai descobrir como essas pessoas são solícitas. Alguns atalhos e conselhos bons podem aparecer.
  4. Seja ousado: não tenha medo de errar ou ser criticado. Procure propor melhorarias ou novas ideias que possam trazer benefícios e, quando não der certo, tire lições dos seus erros. Mesmo as críticas devem ser consideradas, pois ajudam a identificar nossos pontos fracos que precisamos melhorar.
  5. Comunique seu interesse: se ninguém souber que você quer ser promovido, ninguém irá te considerar para o cargo. Comunique-se, avise as pessoas e, principalmente, seus superiores que você tem interesse na vaga. Mesmo que ela ainda não exista, você será lembrado quando a oportunidade aparecer.
  6. Saiba quem são seus concorrentes: dificilmente você estará concorrendo sozinho a uma promoção. Conheça seu concorrente e se você perceber que ele está mais bem preparado que você, não desanime! Isso vai lhe ajudar saber o que você precisa melhorar para conseguir a vaga. E muito importante: seja sempre ético e aprenda a trabalhar com essa pessoa. Trabalhar em equipe (e até com essa pessoa) pode ser fundamental para o sucesso se você ocupar o cargo.
  7. Organização: No começo você terá que absorver mais atividades e se você não estiver organizado irá faltar tempo para fazer tudo. Divida seu dia em atividades, tenha hora para ver e responder e-mails e tome cuidado com as distrações.
  8. Tenha metas semanais: crie metas semanais tanto para as atividades que você precisa executar, quanto para as habilidades que você precisa adquirir. Escreva-as em algum lugar logo no começo da semana e faça o acompanhamento do andamento. Se não conseguir cumprir a meta, escreva porque não conseguiu e reprograme-se. Isso vai lhe ajudar bastante a identificar problemas e a se organizar melhor.
  9. Motive-se todos os dias: lembre-se que no começo será um pouco mais difícil, adquirir novas habilidades e tarefas irá consumir um pouco mais de tempo, mas logo você aprende e as coisas se tornam mais fáceis. Tenha sempre em mente que você está fazendo isso para conseguir a promoção que quer, então, terá que fazer um esforço a mais.
  10. Goste do que você está fazendo: se você não gosta do faz, a promoção não irá resolver seus problemas e você não terá motivação para fazer as coisas que precisa fazer para conseguir o que quer. Cada tarefa parecerá uma tortura, você não fará bem feito e, ainda por cima, corre um grande risco de não conseguir a promoção. Não adianta culpar o resto do mundo por isso depois!

Boa sorte e sucesso!

2 Replies to “10 lições para ajudar a ser promovido

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *