O mundo está mudando. Você está pronto?

Você já se deu conta de que o mundo está ficando complicado?

Boa parte desta complexidade vem da dificuldade em separarmos a nossa vida pessoal da profissional, principalmente por causa de uma maquininha chamada celular. Com ele carregamos toda nossa vida. Levamos a casa para a empresa e a empresa para a casa.

Mas, pensando bem esta é uma realidade nova. O celular vem se inovando rapidamente, mas, ele só tem aproximadamente 30 anos de existência. No brasil o primeiro celular foi comercializado nos anos 90. E, o primeiro iphone surgiu há apenas 10 anos, apesar de parecer que ele sempre fez parte das nossas vidas.

As mudanças tecnológicas estão cada vez mais rápidas. E não são só elas; as pessoas e relações estão mudando na mesma velocidade. E como podemos lidar com essa nova realidade?

As empresas precisam se adaptar a este novo mundo e entender que o funcionário não deixa suas questões pessoais da porta da empresa para fora.

Segundo uma pesquisa realizada pela FGV, os gerentes gastam 25% do seu tempo no trabalho para escutar problemas pessoais (problemas financeiros do orçamento doméstico, relacionamento familiar deteriorado, traumas acumulados, excesso de atividades e responsabilidades em casa, absenteísmo, etc).

Contudo, os gerentes e líderes tem pouco preparo para lidar com esses assuntos. Aí temos um impasse. A empresa quer exigir mais produtividade, mas não ajuda o colaborador estar focado nos assuntos profissionais.

Logo, as empresas precisam preencher estas lacunas com treinamentos que capacitem seus líderes (executivos, diretores e gerentes) como também os seus colaboradores a lidarem com essa nova situação, desenvolvendo-se pessoalmente.

Agindo assim, não só o colaborador poderá focar no seu trabalho, aumentando seu poder de produtividade, como certamente se sentirá apoiado pela empresa, fazendo com que se reestabeleça uma relação mais harmoniosa entre as duas partes: empresa e colaborador. Todo mundo sai ganhando. Se preparem! Essa é a nova realidade do mundo. Não se esqueçam de seguir nossa newsletter, para você ficar por dentro dessas novidades que o mercado e principalmente as pessoas estão passando. Desenvolvimento pessoal é com a ZenEconomics!!

Luiz Afonso Roxo
CEO da ZenEconomics

3 Replies to “O mundo está mudando. Você está pronto?

  1. Acredito que a vida moderna está em constante mutação e isso nos conduz a uma ansiedade, decorrência de nossa inapetência para lidar com tantas novas situações. Acho que o texto capta esta situação e propõe uma reflexão importante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *