Cérebro – O maior e mais complexo computador! Saiba mais!

Você já reparou o quanto o computador faz parte da nossa vida?

Parece uma pergunta trivial, mas, vale a reflexão.

Os computadores estão em nossos cotidianos e evoluem de uma forma exponencial, aumentando a capacidade de processamento, de gerenciamento e de cruzamento de dados, com ferramentas e programas cada vez mais sofisticados.

Pensando na estrutura dos computadores, podemos identificar 2 componentes fundamentais: o Hardware e o Software. Os jovens e aficionados no mundo digital me perdoem pela simplicidade da explicação, mas vou fazer uma abordagem simples para efeito didático e de exemplificação.

Pesquisando no Googles podemos dizer que hardware é a chamada estrutura física, a máquina, os componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.

Já o software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Falando de forma mais simples são os programas que comandam o funcionamento de um computador. E o conjunto de programas que tem a função de gerenciar o sistema é chamado de Sistema Operacional.

Aqui podemos concluir que para que o computador possa funcionar em alta performance é preciso ter uma boa estrutura física e um bom conjunto de programas.

Agora eu lhe pergunto: você conhece o maior e mais complexo computador já criado? Muitos devem ter respondido certo… Sim, é o nosso Cérebro.

Como o computador o cérebro também é formado de Hardware (estrutura física) e Software (programas). Enquanto Hardware podemos citar o próprio cérebro e a caixa craniana, em sentido estrito, e todos os organismos humanos em sentido amplo (órgãos, sistema nervoso, sistema circulatório, etc). Já os Softwares, pensando de maneira bem singela, são as informações e conhecimentos que colhemos ao longo da nossa vida.

A grande questão que se impõe nessa era digital em que vivemos é que toda a tecnologia e os computadores e estão evoluindo em uma velocidade muito grande, deixando nosso mundo contemporâneo muito mais complexo.

Mais do que isso; a nova era conduzida pela evolução tecnológica que vem introduzindo experiências novas como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, sistema de relações em Rede, entre outros, vem exigindo a mudança de mindset, isto é, de modelos e atitudes mentais diferentes. Nada mais é do que a exigência de um novo “sistema operacional cerebral”.

Aí eu lhe pergunto você tem cuidado da sua estrutura física (praticando atividades físicas, ingerindo bons alimentos, respirando e dormindo adequadamente) e tem alimentado seu cérebro com programas atualizados (conhecimento novos, informações atualizadas, etc)? Essa prática se chama desenvolvimento pessoal.

Você pode estar achando exagerada a minha comparação, mas, acredite, não é. Me permita citar umas das conclusões publicadas esse ano pela Singularity University Global Summit 2017, o maior encontro de Inovação do Mundo que acontece em São Francisco – USA: Human life is a software engineering problem (A vida humana é um problema de engenharia de software)

Vacile e seu “computador cerebral” ficará desatualizado para essa nova era digital.  Sendo assim, esteja atento as exigências desse novo mundo complexo e incrível que se aproxima. Escolha programas que lhe proporcione auto e alta performance e que lhe deem capacidade para tomar decisões, para, não só se adaptar a esta realidade, mas, sobretudo para que você fique cada vez evoluído. Saiba aproveitar a complexidade a seu favor e faça upgrades na sua vida.

Luiz Afonso Roxo
CEO da ZenEconomics

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *