O futuro está mais perto do que você imagina!

– Nos últimos artigos tenho abordado a questão do avanço tecnológico como agente transformador das relações interpessoais e no ambiente de trabalho.

– Vimos como o celular deixou mais próximas a vida pessoal da vida profissional – em alguns casos já não há uma separação entre elas – e como a empresa deve cada vez mais pensar no seu colaborador de modo holístico, global.

http://www.sejazen.com.br/2017/08/o-mundo-esta-mudando-voce-esta-pronto/

– Além disso, vimos a importância de cuidar do nosso principal computador, o cérebro. A necessidade de cuidarmos do Hardware, a estrutura física (praticando atividades físicas, ingerindo bons alimentos, respirando e dormindo adequadamente) e do Software, alimentando nosso cérebro com programas atualizados (conhecimento novos, informações atualizadas, etc), exigindo a mudança de mindset, de modelos e atitudes mentais diferentes, e de um novo “sistema operacional cerebral”.

http://www.sejazen.com.br/2017/09/cerebro-o-maior-e-mais-complexo-computador/

– Neste artigo proponho aprofundarmos nas principais conclusões encontradas em 3 dias de discussões na Singularity University Global Summit 2017, o maior encontro de Inovação do Mundo que acontece em São Francisco – USA e como elas vão impactar a vida das pessoas, físicas e jurídicas, no mundo VUCA. Vamos lá:

1) Em 2030, mil dólares vão comprar poder computacional equivalente ao cérebro humano. Em 2050, mil dólares vão comprar poder computacional equivalente a todos os cérebros humanos juntos. Isso significa que mais do que armazenadores e repetidores de informações, passaremos a um período de conhecimento em que se destacarão as pessoas que tenham capacidade de pensar, refletir, criar e apreciar o belo e o certo;

2) Em 2010 1.8 Bilhões de pessoas estavam conectadas à internet. Em 2017 são 3 Bi. Entre 2022 e 2025 será o mundo inteiro. Com mais conexões, mais oportunidades, mais gênios. Será um século no qual quem não se adaptar ficará a margem, mas, quem buscar o desenvolvimento poderá se tornar um gênio. Por isso, muitos gênios poderão surgir;

3) As próximas duas décadas serão diferentes de qualquer coisa que vivemos nos últimos cem anos. Podemos prever empregos que serão absorvidos pela tecnologia. Mas não podemos prever quais empregos vão surgir a partir da tecnologia. A dificuldade é a velocidade com que isso está acontecendo. As mudanças e a evolução serão exponenciais; não dá para ficar perdendo tempo com o medo de evoluir ou brigando com as mudanças;

4) 130 milhões de pessoas no mundo estão satisfeitas com o seu trabalho. Parece muito, mas em termos mundiais não é nada. E você? Está satisfeito com o seu trabalho? E, está fazendo alguma coisa para mudar essa realidade ou está só reclamando? A evolução não depende dos outros (governo, patrão, gerente, parentes, etc), depende da sua vontade e do seu desenvolvimento pessoal!

5) Veículos elétricos tem 90% menos moving parts do que veículos tradicionais. Na China todos os táxis serão elétricos até 2020. O custo de um carro elétrico vai reduzir drasticamente nos próximos 5 anos. Razões: demanda e abundância. A mudança de carros movidos a petróleo para energia elétrica é uma pequena amostra de que teremos uma grande mudança na economia global, passando da escassez para a abundância;

6) Esqueçam os wearables. Estamos entrando na era dos insideables.

Se você achava que os wearables (tecnologia “vestíveis” – dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário) já era uma realidade assustadora, saiba que passaremos para a tecnologia insideables (dispositivos implantados no corpo, geralmente apenas sob a pele). Teremos, por exemplo, sensores implantados que medirão todos nossos índices de saúde e, em tempo real, dirão se somos saudáveis ou não. Sabe o que isso significa? Significa que ter saúde e uma vida saudável poderá ser um diferencial para a contratação de uma vaga de trabalho ou para uma promoção de emprego, como hoje acontece com quem fala inglês ou não.

–  sugiro parar por aqui e refletirmos sobre os pontos destacados acima. Mas, saiba que abordei apenas as conclusões encontradas no primeiro dia. Nos próximos artigos você conhecerá novas mudanças que impactarão ainda mais a sua vida.

– Finalmente eu lhe faço uma pergunta: Você acha que essas mudanças não chegarão a um país pouco desenvolvido como o Brasil? Então tenho uma boa notícia! Dos 1.600 participantes do mundo inteiro, 70% eram estrangeiros e a maior delegação foi do Brasil. Sim, líderes, empresários e pesquisadores brasileiros estão atentos a essas mudanças. Elas chegarão aqui, com certeza!

Por fim, fica uma sugestão: para acelerar a sua entrada nessa nova Era (Mundo VUCA), será fundamental encontrar “escolas” ou mentores que acelerem sua evolução e desenvolvimento pessoal e professional. Você já encontrou a sua? A ZenEconomics pode te ajudar. Essa é a nossa missão! Dá uma conferida neste Treinamento Antifrágil – Como ganhar na crise:

http://zeneconomics.com.br/antifragil.html

Luiz Afonso Roxo
CEO da ZenEconomics

One Reply to “O futuro está mais perto do que você imagina!”

  1. O que escrevo aqui faz parte da minha Tarefa de Vida. No início o texto muito estimulante e motivador. OK. Mas, no 6º item meu Santo me alertou sobre o significado destas novidades tecnológicas, “maravilhosas”. Tecnologias realmente muito adiantadas, mas minha evolução intelecto mental metafísica, me informa as consequências disso.
    Pessoas tornam-se apenas robôs úteis, a qualquer hora são descartados para o limbo. Teremos uma nova era de escravização pelo planeta afora.
    Tudo isso sob o comando “Da Nova Ordem Mundial”, ou, explicando, governo único mundial, que será uma ditadura, militar, cultural, econômica, doença, etc. etc.
    Em oposição a isso está se espalhando pelo Planeta azul Terra uma Nova – Nova Ordem Mundial, para resgatar os Valores HUMANOS SAGRADOS CRISTÃOS. Eu faço parte dessa rede. Estou empenhado no Trabalho de resgatar a Nação Brasileira para usufruir os reais valores Humanos Sagrados
    Este comentário é o teste.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *