A resposta para 99% dos problemas

Um monte de questões costuma aparecer no dia a dia:

Será que eu gasto tudo ou guardo? Como pizza ou salada? Bem vestido ou a vontade?

Para estas e muitas outras questões a resposta é:

Use o equilíbrio, nem gasta nem guarda tudo, equilibra, salada de entrada e 2 pedaços de pizza que hoje é sábado.

Para 99% dos problemas o equilíbrio resolve.

Às vezes numa escala de 1 a 100 onde o equilíbrio é 50 e estamos só em 5 temos que tomar atitudes extremas e colocar todo recurso possível para chegar nos 50 desejados.

Dizer que o equilíbrio é a solução não significa dizer “vamos deixar como tá pra ver como fica”, bem ao contrário disso na verdade na maioria das vezes a busca pelo equilíbrio é um trabalho árduo e constante, primeiro em achá-lo, depois em atingi-lo e depois em mantê-lo.

O primeiro trabalho é a busca pelo conhecimento, todo que houver, para tentar determinar onde fica este tal de equilíbrio. Depois um grande esforço de execução na busca de atingi-lo e pôr fim a manutenção. Estabilizar e dar por resolvido certa questão, normalmente, vai nos levar a novos lugares com novas conquistas pela frente e novas buscas por equilíbrio.

Como se diz por aí quando achamos que temos as respostas, vem a vida e muda as perguntas. E é isso mesmo o equilíbrio é dinâmico, o que serve para hoje pode não ser a medida de amanhã. E a gente fica ali rodando os pratos. Gerenciando os 5 recursos.

Na economia minha área de estudo é assim também. A inflação é ruim pois corrói o poder de compra, mas a deflação também é ruim, pois as pessoas gastam menos porque os preços vão baixando.  Os endividados vão dever cada vez mais e por fim os salários e a economia acabam caindo.

Nos investimentos temos que equilibrar risco e retorno e assim por diante. O remédio que salva é o mesmo que mata.

Então ao se estivermos numa encruzilhada, sem resolução, temos que lembrar que que a resposta deve estar no equilíbrio. Então descubra, alcance e mantenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *